ARQUIVO TÉCNICO

Arquivo Técnico

Apesar de parecer, para o público em geral, uma atividade fácil e simples de ser desenvolvida, a mineração de areia em recurso hídrico requer o acompanhamento constante de diversas áreas técnicas e a execução contínua de vários estudos.

Independentemente do que é solicitado pelos órgãos ambiental e de mineração, executamos estudos e análises que entendemos serem necessários para o desempenho sustentável da atividade de mineração, realizando trabalhos além dos solicitados, como é o caso da análise da qualidade da água, do Levantamento Morfodinâmico – ADCP e da aquisição sistemática de fotografias de satélite para monitoramento das áreas do entorno, entre outros.

A empresa mantém convênio com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) para a realização de trabalhos e estudos periódicos e contínuos de batimetria, sonar de varredura lateral, controle de taludes (erosão), morfodinâmica, monitoramento dos marcos georreferenciados, cursos de qualificação de profissionais da universidade, além de apoio a teses de mestrado e doutorado. Também tem parceria com consultores especializados da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)–, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)– e Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC).

Também disponibilizamos, de maneira pioneira e inovadora, alguns estudos e trabalhos técnicos próprios, que podem ajudar no entendimento da complexidade da atividade e também disponibilizamos, quando liberados, relatórios, pareceres e estudos de órgãos vinculados à nossa atividade.

Monitoramento dos marcos geodésicos

São marcos instalados nas margens com alto processo erosivo, localizados através de GPS de precisão (DGPS) para monitorar a posição relativa das margens, inferindo-se assim o processo erosivo.

Levantamento morfodinâmico ADCP

Equipamento que mede a velocidade da água utilizando o som. Caracteriza a dinâmica do rio nos períodos de normal e de enchente.

Análise da qualidade da água

São realizadas análises de água que visam avaliar o comportamento de vários parâmetros em diversos pontos ao longo da jazida da SOMAR.

Monitoramento da mata ciliar

Estudo que avalia e monitora a mata ciliar podendo-se observar a evolução do cenário ambiental.

Monitoramento da ictiofauna e da fauna terrestre

Acompanha e verifica a evolução dessas comunidades.

RECUPERAÇÃO VEGETATIVA