PROJETOS SOCIAIS

Internas

Sempre priorizando o estudo, a SOMAR vem, ao longo dos anos, formando vários de seus funcionários, fornecendo bolsa de estudo integral, em instituição de livre escolha, independente do nível de ensino do curso.

Externas

Em Porto Alegre, onde está localizada a sede, auxilia mensalmente, desde setembro de 2005, a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, enviando para a entidade o valor para pagamento da equipe de enfermagem especializada, que cuida de mais de 40 crianças com necessidades especiais.

Duas lanchas voadeiras doadas pela SOMAR

Em outubro de 2015 a SOMAR fez a doação de duas lanchas voadeiras de alumínio para instituições de grande importância social para a população de cidades banhadas pelo Rio Jacuí e arredores do jazimento mineral:  o Grupo Escoteiro Jacuí e os Bombeiros Voluntários.

Os Bombeiros Voluntários de Charqueadas cooperam com o município há três anos no salvamento de pessoas e animais em situações de risco. São atendidos, em média, cerca de cinco ocorrências por semana, desde casos de incêndios e afogamentos, até a busca por desaparecidos. Segundo o Presidente da instituição, Carlos José Leão, o principal uso da lancha será para o resgate dos cidadãos que ficam ilhados durante os alagamentos provocados pelas enchentes.

Para o Grupo Escoteiro Jacuí, a lancha será muito útil para ações anuais de recomposição da mata ciliar e limpeza dos canais hídricos do Rio Jacuí, trabalhos realizados há 33 anos.

A iniciativa está alinhada às atividades de sustentabilidade da mineradora na região e de sua participação com as comunidades onde exerce a atividade de exploRação mineral.