Projeto Margens Vivas

Conheça o projeto

Objetivos Gerais

Estimular a conscientização ambiental notadamente de crianças e jovens, através de plantio de mudas nativas em áreas públicas e junto à mata ciliar do rio Jacuí, preservação da flora, fauna e recursos hídricos.

Objetivos Específicos

  • Estimular a formação educacional dos participantes através do estudo, identificação e análise de espécies;
  • Estimular a preservação ambiental, oportunizando contato direto com o meio ambiente, possibilitando a contemplação e apreciação da natureza;
  • Sensibilizar para a importância da preservação da mata ciliar e dos recursos hídricos;
  • Realizar plantio de mudas nativas em áreas públicas e em mata ciliar;
  • Incentivar o desenvolvimento e/ou internalização de hábitos e atitudes ambientalmente adequadas em crianças e jovens da comunidade;
  • Auxiliar, eventualmente, na remoção de resíduos que por ventura encontrarem-se inadequadamente depositados nas áreas visitadas e objeto do Projeto;
  • Promover a integração e a troca de experiências entre os participantes;
  • Promover a educação ambiental da população presente aos locais onde realizado o plantio, de modo a obter a cooperação no cuidado ao desenvolvimento das mesmas.

Abrangência

Tem como público alvo crianças, jovens e adultos interessados em preservação ambiental.

Plantio de mudas em Charqueadas – RS

Local: Praia das Pedrinhas

Desenvolvido em parceria entre a SOMAR, a HAR e o Grupo Escoteiro Jacuí – 33.

O Engenheiro Florestal Delmar Thurow, acompanhou o plantio ensinando aos escoteiros as técnicas corretas de plantio de mudas nativas, bem como os cuidados que devem ser adotados após o plantio.

Também foram distribuídos aos escoteiros e a população local folders explicativos de como plantar e cuidar de uma muda, visando informar a população.

Arboreto em São Jerônimo – RS

Local: Instituto Estadual de Educação

Desenvolvido em parceria entre a SOMAR, HAR Engenharia e o Grupo Ecológico SOS Jacuí, visando dotar a escola de um arboreto didático, viabilizando atividades e educação ambiental.

O arboreto representa uma coleção viva de plantas em cultivo, um método utilzado para conservação de espécies e é composto dos seguintes temas: Formações Florestais do Rio Grande do Sul, Ecossistemas Brasileiros, Reinos Florísticos do Mundo e Espécies Emblemáticas.

O plantio foi supervisionado pelo Biólogo Marco Haussen, que ensinou as técnicas adequadas de plantio de mudas aos alunos.