PROJETOS AMBIENTAIS

Distribuição de mudas em São Jerônimo – RS

Local: Praça Central

Ação desenvolvida em parceria entre a SOMAR, Grupo Ecológico SOS Jacuí, Prefeitura Municipal de São Jerônimo e outras empresas, durante a Semana do Meio Ambiente.

Foram distribuídas 500 mudas para moradores do município.

A distribuição teve a presença do Biólogo Marco Haussen, que orientou aos que receberam as mudas, sobre suas características e as técnicas adequadas de plantio e de cuidados.

Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Jerônimo – RS

Local: Câmara Municipal

A SOMAR participou do lançamento do COMUMA de São Jerônimo, no qual distribuiu mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul, entre as quais, quaresmeira, hibiscos, ipê branco, ipê rosa, manacá e murta, aos presentes no evento.

A quaresmeira foi escolhida como “Arvore Símbolo do Município”.

Semana da Água – Triunfo – RS

Local: rio Jacuí

Iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente de Triunfo, a SOMAR e outras mineradoras patrocinaram um dia especial a cerca de 150 pessoas entre estudantes de escolas municipais e universitários.

Em um barco de turismo que partiu de Triunfo e foi até a barragem de Santo Amaro, os participantes receberam uma aula de educação ambiental, puderam conhecer um pouco mais sobre o principal rio do Estado, o Jacuí, receberam lanches e brindes.

A SOMAR distribuiu aos participantes sacolas ecológicas do seu Projeto Margens Vivas, blocos de anotações e folders sobre a empresa e sobre o Projeto mencionado.

O passeio foi realizado em 16 de outubro de 2009, das 9hs às 17hs, em alusão à 16ª Semana Interamericana da Água e a 9ª Semana Estadual da Água.

Ação ambiental descida do Arroio dos Ratos

Os integrantes do Grupo Escoteiro Jacuí em parceria com a SOMAR, já realizaram mais de uma ação ambiental no afluente do rio Jacuí, o arroio dos Ratos (Taco Ferreira e Prainha da Colônia) em Charqueadas.

São desenvolvidas atividades de acampamento volante e descida do arroio em lanchas do tipo voadeira para que os jovens possam conhecer e reconhecer este recurso hídrico, principalmente no que se refere a importância das matas ciliares.

A medida em que a descida ocorre o grupo realiza o recolhimento de resíduos encontrados ao longo do percurso. Os resíduos recolhidos são encaminhados para locais adequados.

Projeto Ecóleo

O Projeto Ecóleo, criado pelo Grupo Escoteiro Jacuí e apoiado pela SOMAR, tem como objetivo, arrecadar com a comunidade óleo de cozinha usado e dar ao mesmo a destinação correta deste resíduo, transformando-o em sabão em barra e sabão líquido.

Todo o material é fabricado pelos próprios escoteiros com a supervisão de um responsável técnico e está sendo doado para escolas, creches e asilos no município de Charqueadas.

De acordo com o chefe dos escoteiros, o Sr. Fernando Araújo, a meta inicial é reciclar 200 litros de óleo em um período de seis meses, o que vai render mais de 1000 barras de sabão e aproximadamente 300 litros de sabão líquido.

Com tais ações, o Projeto Ecóleo promove a consciência ambiental de todos os envolvidos, desde os seus idealizadores até aqueles que contribuem doando o óleo de cozinha usado para que este tenha uma destinação ecologicamente correta.

OUTROS PROJETOS