De iniciativa da prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente de Triunfo, três mineradoras de areia patrocinaram um dia especial a cerca de 90 estudantes de escolas municipais e a 40 adultos, incluindo alunos do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas. No barco de turismo Noiva do Caí, alugado pela SOMAR – Sociedade Mineradora Ltda. e outras duas mineradoras.

O passeio foi realizado das 9h às 17h da última sexta-feira (16), em alusão a 16ª Semana Interamericana da Água e a 9ª Semana Estadual da Água, comemoradas de 3 a 10 de outubro. Inicialmente, explica a bióloga da prefeitura Maristela Sarzi de Almeida, a atividade estava marcada para o dia 9, mas foi transferida em função das chuvas e da cheia no rio Jacuí. Para as crianças, que partiram do Porto do Bote com destino à eclusa Santo Amaro, o adiamento não diminuiu a expectativa. “Eles têm muito interesse pelo assunto e a tudo que diz respeito a cuidados ambientais”, comenta o executivo da SOMAR, Leandro Gonçalves que, acompanhado pelo engenheiro de Minas da mineradora, Bruno Fellini, repassou aos estudantes informações sobre a importância da vegetação ciliar para a conservação do rio e explicou como a mineração ajuda a manter o Jacuí em seu leito, evitando enchentes e outros problemas, como a queda de barrancos. “A retirada de areia deixa o rio mais profundo, mais lento, o que evita danos às margens”, resumiu. As crianças participantes foram selecionadas em função de trabalhos apresentados em sala de aula e relacionados com a proteção ambiental. “Com o passeio, eles tiveram a oportunidade de ter um aprendizado visual e auditivo”, afirma a bióloga da prefeitura.

Atualmente, a mineradora SOMAR atua em dois projetos de proteção ambiental. Através do Elo Verde, incentiva proprietários de terra a plantaram mudas nativas às margens do rio e, por meio do Margens Vivas, faz um trabalho de educação ambiental e replantio em áreas ribeirinhas dos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Jacuí. Uma das iniciativas do Margens Vivas foi a criação do primeiro arboreto didático do país em uma escola, o Instituto Estadual de Educação, em São Jerônimo. Na coleção de plantas em cultivo, inaugurada neste ano, crianças e adolescentes têm aulas práticas de educação ambiental e conservação de espécies, entre outros temas.

Fonte: Folha de Charqueadas

Compartilhe: