Para incentivar e facilitar o replantio de mudas nativas nas margens do Rio Jacuí, especialmente para aqueles proprietários de terras interessados em recompor a mata ciliar, a mineradora de areia Somar – Sociedade Mineradora apresentou ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, o projeto Elo Verde que já começou a ganhar forma. Para participar, o proprietário de terra deverá procurar o Comitê, através do telefone (51)3731-3744 ou do e-mail baixojacui@yahoo.com.br, que fará a ligação entre os interessados e a empresa Somar.

A mineradora dará todo o apoio técnico para o plantio e o biólogo da empresa, Marco Aurélio Haussen, também ajudará na manutenção dos canteiros experimentais, através de dicas e cuidados relativos à forma e à frequência de irrigação, controle de pragas, entre outros. “Usaremos a experiência que já temos em replantio, através do Projeto Margens Vivas, desenvolvido por nós desde 2003, para ajudar esses proprietários de terras a recompor a mata ciliar”, resume a diretora-executiva da empresa Veronica Della Mea.

A Somar, que extrai areia no Jacuí, no Rio Grande do Sul, também mantém o projeto Margens Vivas, com foco na educação ambiental e no replantio de mata nativa em áreas ribeirinhas de municípios que integram a bacia hidrográfica do rio. Criada em 2003, a ação tem como parceiros o Grupo Ecológico S.O.S. Jacuí e a HAR – Engenharia e Meio Ambiente Ltda. e, através dela, já foram replantadas milhares de árvores no leito do principal rio do Estado. Entre as atividades do Margens Vivas, está a criação do primeiro arboreto didático do País em uma escola, o Instituto Estadual de Educação, em São Jerônimo. Na coleção de plantas em cultivo, inaugurada neste ano, crianças e adolescentes têm aulas práticas de educação ambiental e conservação de espécies, entre outros temas.

Fonte: Revista Brasil Mineral

Compartilhe: