A SOMAR – Sociedade Mineradora conquistou o Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014 na categoria Gestão Socioambiental Responsável. Considerada a maior premiação brasileira do segmento, a certificação é conferida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, ONG que desenvolve ações de preservação ambiental e inclusão social. Para o reconhecimento, foram avaliados a política socioambiental implementada, o atendimento à legislação vigente, ações sociais e de educação ambiental, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, eficiência energética, gestão da água e logística reversa. O Troféu será entregue em cerimônia solene no final deste ano, em São Paulo, e todos os premiados serão inseridos no Anuário de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, uma publicação digital que visa divulgar as ações mais relevantes das empresas.
Através do título, a Mineradora do baixo Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, entra para o seleto grupo das grandes companhias já agraciadas com o prêmio, como Odebrecht, Camargo Correa, ALL, Paranapanema, Eletrobrás, Petrobrás e Itaipu. O Selo tem o objetivo de valorizar as empresas que estão preocupadas em descobrir, criar e aprimorar sistemas de gestão inovadores, capazes de atender às demandas de preservação e recuperação da natureza, além de implantar projetos para conscientizar a população acerca destas questões. Estas organizações ajudam a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável através de iniciativas comprometidas com a sociedade.
Entre as ações ambientais desenvolvidas pela SOMAR, está o Projeto Elo Verde, uma parceria com o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí para o replantio da mata nativa nas regiões ribeirinhas dos 40 municípios que integram a bacia hidrográfica. Na área de educação ambiental, a mineradora desenvolve o Projeto Margens Vivas, um estímulo a conscientização ambiental e ao plantio de mudas nativas em áreas públicas e mata ciliar na região do Rio Jacuí, Charqueadas e São Jerônimo. A iniciativa também já possibilitou a criação do primeiro arboreto didático do país em uma escola, feito pelos alunos do Instituto Estadual de Educação São Jerônimo. Recentemente, a SOMAR também realizou a Ação Ambiental Limpeza Prainha da Colônia, em parceria com Grupo Escoteiro Jacuí, fazendo o recolhimento de resíduos e o plantio de mudas nativas às margens do Arroio dos Ratos.