A Somar – Sociedade Mineradora, em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, está sensibilizando proprietários de terras da região a se engajar a um grande mutirão de replantio de mata nativa nas margens do rio. Donos de áreas de 40 municípios vizinhos podem contar com o suporte da empresa que dará apoio técnico para o plantio e também ajudará na manutenção dos canteiros, através de informações e cuidados relativos à forma de irrigação e controle de pragas. Para ingressar no projeto Elo Verde, basta se candidatar junto ao Comitê pelos telefones (51) 3731-3744 ou pelo e-mail baixojacui@yahoo.com.br.

A Somar tem estrada em ações de sustentabilidade. Desde 2003 desenvolve o Margens Vivas, projeto dedicado à concientização ambiental de crianças e jovens por meio de plantio de mudas nativas nas áreas ribeirinhas e em municípios integrantes da Bacia do Baixo Jacuí. A experência resultou no primeiro arboreto didático implantado em uma escola do Brasil. Os estudos envolveram os temas Formações Florestais do Rio Grande do Sul, Ecossistemas Brasileiros, Reinos Florísticos do Mundo e Espécies Emblemáticas.

Saiba mais: A Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí tem uma área de 17.345,15 km2 e população estimada em 385.496 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Irapuã, Capané, Botucacaí, Capivari, do Conde, dos Ratos, dos Cachorros e Ibacurú. A principal atividade desenvolvida na região é a lavoura de arroz, incluindo também a de milho, fumo e hortigranjeiros.

Por: Pedro Salanek Filho

Fonte: Revista Geração Sustentável

Compartilhe: