Veronica Della Mea, diretora executiva da SOMAR – Sociedade Mineradora, recebeu na quarta-feira, 1º de outubro, o prêmio Marketing e Negócios Internacional, na categoria Sustentabilidade. O reconhecimento, promovido pela Associação dos Empresários do Mercosul e realizado no Hotel Maksoud Plaza São Paulo, contou com a presença de outras grandes marcas como a Fundação Getúlio Vargas. A láurea foi entregue à empresa pela iniciativa inédita de disponibilizar em seu site mais de 60 estudos recentes e completos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações no baixo Jacuí.
Entre as pesquisas, desenvolvidas por equipes da SOMAR, consultores e universidades, estão estudos de Levantamento da Mata Ciliar, que avalia de forma qualiquantitativa a vegetação das margens do rio Jacuí, o Monitoramento da Ictiofauna, responsável pela análise de espécies de peixes, e o Monitoramento da Fauna Pulmonada, que identifica o território, as vias de circulação, a sazonalidade e os biótopos de ocorrência de cada uma das espécies que habitam a região de concessão da empresa.
Essa e outras ações trouxeram para a empresa outro importante prêmio este ano: o Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014 na categoria Gestão Socioambiental Responsável. Através do título, a mineradora entra para o seleto grupo das grandes companhias já agraciadas com o prêmio, como Odebrecht, Camargo Correa, ALL, Paranapanema, Eletrobras, Petrobras e Itaipu.
Vale lembrar, ainda, o pioneirismo da empresa na implantação de Sistema de GPS em suas dragas e nas campanhas de replantio da mata ciliar; a criação do Projeto Elo Verde e do Projeto Margens Viva, que deu origem ao primeiro arboreto didático do País em uma escola, com estudos que envolveram os temas Formações Florestais do Rio Grande do Sul, Ecossistemas Brasileiros, Reinos Florísticos do Mundo e Espécies Emblemáticas. A história da SOMAR completa 30 anos, e já tem a segunda geração da família Della Mea também na direção da empresa.