PROJETOS AMBIENTAIS

Distribuição de mudas em São Jerônimo – RS

Local: Praça Central

Ação desenvolvida em parceria entre a SOMAR, Grupo Ecológico SOS Jacuí, Prefeitura Municipal de São Jerônimo e outras empresas, durante a Semana do Meio Ambiente.

Foram distribuídas 500 mudas para moradores do município.

A distribuição teve a presença do Biólogo Marco Haussen, que orientou aos que receberam as mudas, sobre suas características e as técnicas adequadas de plantio e de cuidados.

Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Jerônimo – RS

Local: Câmara Municipal

A SOMAR participou do lançamento do COMUMA de São Jerônimo, no qual distribuiu mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul, entre as quais, quaresmeira, hibiscos, ipê branco, ipê rosa, manacá e murta, aos presentes no evento.

A quaresmeira foi escolhida como “Arvore Símbolo do Município”.

Semana da Água – Triunfo – RS

Local: rio Jacuí

Iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente de Triunfo, a SOMAR e outras mineradoras patrocinaram um dia especial a cerca de 150 pessoas entre estudantes de escolas municipais e universitários.

Em um barco de turismo que partiu de Triunfo e foi até a barragem de Santo Amaro, os participantes receberam uma aula de educação ambiental, puderam conhecer um pouco mais sobre o principal rio do Estado, o Jacuí, receberam lanches e brindes.

A SOMAR distribuiu aos participantes sacolas ecológicas do seu Projeto Margens Vivas, blocos de anotações e folders sobre a empresa e sobre o Projeto mencionado.

O passeio foi realizado em 16 de outubro de 2009, das 9hs às 17hs, em alusão à 16ª Semana Interamericana da Água e a 9ª Semana Estadual da Água.

Ação ambiental descida do Arroio dos Ratos

Os integrantes do Grupo Escoteiro Jacuí em parceria com a SOMAR, já realizaram mais de uma ação ambiental no afluente do rio Jacuí, o arroio dos Ratos (Taco Ferreira e Prainha da Colônia) em Charqueadas.

A ação ambiental Subida do Arroio dos Ratos foi bem recebida pela comunidade, sendo já executada nos anos de 2015, 2016, 2018, 2019 e 2022.

São desenvolvidas atividades de acampamento volante e descida do arroio em lanchas do tipo voadeira para que os jovens possam conhecer e reconhecer este recurso hídrico, principalmente no que se refere a importância das matas ciliares, fauna e flora do local.

A medida em que a descida ocorre o grupo realiza o recolhimento de resíduos encontrados ao longo do percurso. Os resíduos recolhidos são encaminhados para locais adequados.

Em 2022, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMUMA), aprovou através da Resolução nº 197/2022, a criação da Unidade de Conservação de uso sustentável “Área de Proteção Ambiental do Arroio dos Ratos”, nos limites do município de Charqueadas.

A ação ambiental Subida do Arroio dos Ratos, foi executada anteriormente a criação da APA. Reiterando a contribuição de preservação e valorizando a dispersão de conhecimento para a comunidade.

Projeto Ecóleo

O Grupo de Escoteiro Jacuí – 033/RS institui o Projeto Ecóleo em sua primeira edição em 2016. A SOMAR apoiou o projeto em sua primeira edição e nas subsequentes que ocorreram nos anos de 2019, 2020, 2022 e 2023.

O objetivo principal é arrecadas com a comunidade óleo de cozinha usado e dar ao mesmo a destinação correta deste resíduo, transformando-o em barra de sabão e sabão líquido.

O projeto visa promover iniciativas, primeiramente nos jovens e crianças do Grupo Escoteiros, nas Escolas de Ensino Fundamental, buscando cada vez mais o respeito ambiental, a proteção à natureza e à biodiversidade, assim como, atividades ligadas ao uso sustentável de recursos naturais.

Todo o material é fabricado pelos próprios escoteiros com a supervisão de um responsável técnico e está sendo doado para escolas, creches e asilos no município de Charqueadas.

Em sua última edição em 2023, o Projeto Ecóleo, desenvolvido pelo Grupo de Escoteiros, produziu mais de 80 litros de sabão líquido e mais de 400 barras de sabão, que foram destinadas ao Asilo: Associação Lar Esperança e Sabedoria de Charqueadas.

Com tais ações, o Projeto Ecóleo promove a consciência ambiental de todos os envolvidos, desde os seus idealizadores até aqueles que contribuem doando o óleo de cozinha usado para que este tenha uma destinação ecologicamente correta.

Ação Ambiental Limpar e Preservar – SOMAR

A partir dos monitoramentos dos Marcos Geodésicos e da Vegetação Ciliar, realizados semestralmente pela SOMAR e HAR, foi possível verificar a quantidade de resíduos deixados pela comunidade nas margens do rio Jacuí. Em épocas de pós enchente também podemos visualizar muitos resíduos que se depositam nas margens a partir do transporte das águas que passaram por regiões mais urbanizadas à montante da bacia.

Em 2023, pós as enchentes ocorridas, foi mais alarmante a quantidade de resíduos transportados pelas águas e depositados junto as margens e terras ao longo da jazida da SOMAR.

Afim de promover e estimular a destinação adequada dos resíduos e preservação ambiental das margens e, consequentemente, a qualidade do recurso hídrico, a SOMAR em parceria com a HAR Engenharia, realizaram uma ação ambiental, que visava a coleta dos resíduos sólidos no entorno dos pontos monitorados nos estudos técnicos de Marcos Geodésicos e Vegetação Ciliar, identificados como pontos ambientais sensíveis.

A ação ocorreu dos dias 11 a 13 de dezembro de 2023 e teve como resultado o recolhimento de um total de 78,33 kg de resíduos que estavam espalhados junto as margens e interiores de ilha, nas cidades de Charqueadas e Triunfo.

Dentre os 78,33 kg recolhidos, 35,99 kg eram resíduos recicláveis, como plástico e papel, metais totalizaram 8,49 kg, não recicláveis 33,235 kg e vidro com 0,615 kg.

Ação promoveu a destinação correta dos resíduos sólidos dispostos indevidamente, com intensificação da preservação ambiental do recurso hídrico e proteção dos ecossistemas aquáticos, terrestres e principalmente das margens do rio Jacuí.

OUTROS PROJETOS